martes, 14 de julio de 2020

EN HOMENAJE A MOEMA

Nuestra muy querida amiga de Porto Alegre, República Federativa del Brasil, Doctora Bernadete Lau Kurtz nos envía estas emotivas palabras,  en homenaje a la Doctora Moema Baptista, quien fuera Presidenta de ABRAT.

Que en Paz Descanse. El Equipo Federal del Trabajo se suma al Homenaje a su Memoria.

Las palabras de Bernadete:

Era junho de  1977, se realizava em Porto Alegre o III Congresso Estadual da AGETRA, sobre a presidência de Olga Araújo.
Foi na realidade o  nascimento informal da ABRAT, pois compareceram delegações do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Espirito Santo . 
Coma numerosa delegação do Rio de Janeiro ( ACAT) vinha MOEMA  BAPTISTA, que a todos cativou pela irreverência,    sorriso  largo e fácil, e resposta sempre pronta para tudo.
Foi o início de uma amizade  de  quarenta e três anos, para mim, e uma  parceria com a advocacia Gaúcha desde então.Quando um amigo assumia a presidência de uma entidade regional,lá  vinha Moema com flores na mão! 
Moema tinha inúmeros amigos no Rio Grande do Sul ,ecom cada um manteve sempre acesa a chama da amizade e da solidariedade ao longo dos anos .
A bem da verdade, Moema tinha amigos pelo Brasil todo! 
Ela estava presente em todos os Congressos da Abrat, participou ao longo dos anos, de muitos congressos regionais da advocacia trabalhista , e estendeu seu sorriso na América Latina, onde cativou muita gente.
Era dela a voz, que no meio de um ato solene , levantava e dizia : Quebrando o protocolo, quero registrar que ...
Mulher guerreira, independente, forte, se  fazia ouvir e respeitar, sempre, em qualquer lugar.
Moema foi a primeira mulher a presidir a Abrat, e a única  eleita para o cargo,  pelo voto direto.
Falar de Moema é falar de alegria, de amizade, de solidariedade, de companheirismo.
Ela era capaz de pegar um avião, e passar duas horas em Viamão, para abraçar a amiga que fazia70 anos, e voltar para o Rio, onde tinha um compromisso a noite, com outro amigo .
Moema criou a “ caravana do afeto “, onde juntava gente do Brasil todos, para ir abraçar um companheiro que estava doente.
Moema conseguia saber as datas de aniversário dos companheiros da ABRAT, de seus filhos e netos, e de cor !
No dia 14 de junho falei com ela a última vez, e disse :Meu neto vai fazer 3 anos Moema.
Ela respondeu : claro, dia 29 de  junho, o mesmo dia da minha Cachoeiro, vou ligar para ele... não conseguiu, estava muito doente.
Ela amava desbragadamente seus amigos, o Flamengo e seu Cachoeiro .
Nós amigos de Moema também a amamos e vamos amar sempre, ela estará sempre presente em nossos corações. Os Congressos da advocacia trabalhista, nunca mais serão os mesmos.
Até qualquer dia Moema, vai arrumando as coisas por aí, dá um beijo em Felker,Zezé Catharino,Edésio, Penha, C alheiros, Zé HIldo , Salete. 
Obrigada  por tudo irmã ! 
Bernadete